Com foco na música popular brasileira, este curso oferece caminhos para o desenvolvimento de múltiplas habilidades visando aprimorar a harmonização e o improviso do instrumentista.
Esse curso online é totalmente flexível e desenvolvido em cima das necessidades de cada aluno, com materiais didáticos atuais que auxiliarão no estudo e desenvolvimento musical: pdf’s com exemplos, exercícios, leituras e partituras, além de bases musicais (playbacks) e sugestões de softwares para auxílio no estudo.
Além dos assuntos básicos e essenciais como tríades, tétrades, escalas (maiores, menores, simétricas, pentatônicas), funções harmônicas, progressões e percepção harmônica, tópicos mais avançados também podem ser estudados: linguagem tonal e modal, harmonizações diversas (Tríades e tétrades combinadas, Formas (Voicings), Acordes So What, Acordes Quartais, Tríades de Estrutura Superior, Harmonia em Bloco, etc) e rearmonização.
Na improvisação, os primeiros estudos começam utilizando somente quatro notas por acorde e gradativamente novos elementos são acrescentados, expandindo e enriquecendo as possibilidades, para então abordarmos tópicos mais avançados: a relação entre melodia e harmonia, o uso das escalas e modos nos acordes.
O curso é recomendado para quem tem noção de piano, teclado, violão ou qualquer outro instrumento harmônico e que tenha experiência em harmonizar melodias além da leitura de cifras. O aproveitamento dos conteúdos será proporcional ao nível de afinidade e do aluno nesses aspectos.
Metodologia
– Curso planejado de acordo com as necessidades do aluno, conforme questionário e entrevista prévia
– Aula individual à distância (online) com materiais de apoio inclusos
– Encontros semanais com horário agendado previamente
– Duração mínima de 1 hora por semana
– Suporte gratuito via e-mail incluso
Objetivos
– Desenvolver repertório e estilos musicais brasileiros
– Desenvolver habilidades na harmonização e rearmonização de melodias
– Desenvolver padrões rítmicos brasileiros aplicados ao teclado
– Desenvolver padrões harmônicos aplicados à música popular
– Desenvolver técnicas para harmonizar ou rearmonizar
– Incentivar a criação e o desenvolvimento musical
Público-alvo
– Músicos profissionais
– Professores de música
– Músicos eruditos
– Estudantes de música
– Músicos amadores
Requisitos mínimos
– Disponibilidade de tempo para o estudo diário
– Conexão à internet banda larga com velocidade mínima de 1 Mbps (desaconselho o uso de conexão de dados)